sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os horrores da mídia.

Curiosa a atenção destinada pela mídia ao caso do goleiro Bruno. Cobertura aliás que vem ofuscando outros acontecimentos do mundo político e social.
Natural pois trata-se de figura pública e o crime ao que parece possui requintes de crueldade. O que desperta significativamente a minha atenção são as postagens das chamadas "redes sociais".
Orkut, Twitter, Facebook dão a ampla liberdade que as ferramentas da internet possibilitam para que cada um fale o que pensa, ou o que no chamado "mundo real" poucos ousariam sequer balbuciar.
Assistimos um festival de comunidades que "nascem" para o entretenimento ou para colocar mais um palhaço no picadeiro.Triste, lamentável, simplesmente ridícula a piada do Casseta & Planeta sobre as UPP no Flamengo (depois o Galvão Bueno que deve calar a boca?).
Pensam tais pessoas que atingem a imagem já maculada do goleiro? talvez uma forma coletiva de histeria? ou simples embrutecimento do mundo contemporâneo?
Há algo de hediondo no crime e na forma como lidamos com as notícias.
A barbárie foi retomada e sofreu um "upgrade" recebeu roupagem nova, não é mais da natureza "selvagem" dos "incivilizados". Parafraseando Bauman ela viaja leve com celular e laptop na mão.
Meus sentimentos a moça que faleceu. Que a justiça seja feita e que nossas neuroses continuem presas no fundo de nossas almas, para o bem de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário