segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Amazonas e o ENEM 2009.


No ano de 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio avaliou o desempenho de cerca de 36 mil escolas de todo o país. A metodologia adotada na avaliação utiliza-se dos conteúdos chaves do Ensino médio dividido em 4 áreas do conhecimento: Linguagens e seus códigos, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Matemática, além de uma redação.
Qual a análise podemos fazer do desempenho do Amazonas no exame nacional?
Temos três das 20 piores do "ranking" nacional em nosso Estado.
Das 20 melhores posições do Estado 16 são escolas particulares, sendo que as escolas consideradas da rede pública (Fundação Nokia e Colégio Militar) adotam processo seletivo de ingresso e este último é considerado da rede federal (junto com o antigo CEFET atual IFAM) que caiu de posição.
Se levarmos em consideração que toda avaliação pode servir de indicativo quantitativo e qualitativo, o ENEM demonstra o que a sociedade já percebeu há anos. As escolas públicas do nosso Estado são deficientes. Isso para dizer o mínimo.
Como professor faço parte deste grande processo que chamamos de educação e me sinto co-responsável pelo fracasso dos nossos alunos da rede pública no exame.
A infra-estrutura de nossas escolas é boa, ampliou-se a quantidade de escolas de tempo integral, mas falta uma ampla revisão tanto do currículo quanto da metodologia utilizadas em nossas escolas, para uma adaptação a esta nova realidade que é o ENEM.
Há defensores e detratores do exame, mas o certo é que ele veio para ficar e serve de indicador ao menos de avanços e retrocessos no nível geral do ensino no país. Logicamente não devemos levar as estatísticas ao "pé da letra" ou Ipsi Letera como diria-se em latim.
Três "atores" do processo educacional deveriam sentar e reavaliar metas e objetivos do ensino no Amazonas:
Professores, pois estes estão na "linha de tiro", com o Estado sem implantação de HTP (o famoso tempo para planejamento de atividades), sem concurso há 7 anos e carga horária dos seus professores com sobrecarga, além da falta de profissionais em determinadas áreas: Química, Física, Matemática por exemplo. Não temos um Plano de Cargos, Carreira e remuneração atraente, nossos salários são infinitamente mais baixos do que outros profissionais graduados e portanto isso gera instabilidade e abandono precoce das carreiras na licenciatura, além da falta do incentivo a reciclagem e formação continuada.
Família, esta afastou-se completamente do processo, pouco presente na maioria dos casos, a comunidade e a família pouco esperam e cobram das escolas públicas e claro, apesar de algumas exceções, muitos pais não prestigiam o desenvolvimento de seus filhos, alguns não conhecem os professores e equipe técnica que trabalham na escola dos seus filhos e isso demonstra que um dos pilares do processo educacional não tem voz ativa pra corrigir descaminhos do ensino. O Ensino deve ser articulado com seus três pilares.
O Estado, último e talvez a pilastra que pode sustentar as demais, tem papel relevante nos resultados pois a ausência de políticas públicas, a não discussão acerca de um currículo que supra as necessidades regionais e nacionais e a falta de compromisso com a melhoria do desempenho geral das escolas públicas demonstra que os investimentos (e não são poucos já que o Estado investe pelo menos 25% de suas verbas em Educação) são meramente alocados como investimentos ou pior ainda gastos governamentais.
Precisamos de um Fórum para a educação no Amazonas, onde Professores, o seu sindicato, a sociedade civil e o Estado dialoguem em cima dos dados do ENEM e possam traçar políticas de médio e longo prazo de melhoria, se não no desempenho do exame, na qualidade do ensino ofertado aos nossos alunos.

2 comentários:

  1. Parabéns Tenner por elencar com precisão os fatores precipitores do resultado ruim que nosso Estado adiquiriu no resultado do ENEM, mas eu acrescentaria também a interveniencia que as regras do ENEN permitem: Não é obrigado ao aluno fazer esta prova, por tanto, os resultados não são tão precisos.
    Um outro ponto a se discutir sobre a face da Educação consiste em nos voltarmos as nossas caracteristicas como grupo social, não estamos respeitando a própria estrutura cultural e socioeconomica do povo do AMAZONAS, precionamos e somos precionados a seguir uma estrutura curricular e de avaliação que pouco ou nada combina com nossos costumes e necessidades.

    Abraços!

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  2. parabens querido amigo, seu comentário foi muito bom, estava lendo e me deparei com a palavra RECICLAR, benza a Deus que ninguem me recicle por ai. rsre srs, então lembrei de meu diretor chamando os professores e dizendo que a escola tinha caido no ideb e que a culpa era dos professores é mole. quando coloquei pra ele que a escola reflete a gestão, ficou puto comigo, heheh. abraço amigo. seu amigo Mau

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