sábado, 10 de julho de 2010

Charges, Dilma e a grosseria da Mídia II

Mostrar a candidata Dilma como a "puta" demonstra o medo histérico que os setores mais sectários das elites deixam aflorar a partir da mídia e de seus trovadores em tempo: blogs, internet e jornais escritos e falados.
A representação na charge não poderia ser mais adequada ao momento político atual. A charge coloca a candidata Dilma como a meretriz, despudorada e promíscua.
Uma representação necessariamente não tem ligação com o real, afinal no caso acima todos sabem que Dilma não é puta, Lula não é seu rufião e o PT não é um cabaré. Porém esta esconde o verdadeiro tema de seus traços.
Por que a imagem choca? Choca pois nos traços e no humor negro as idéias afloram e o preconceito também. Demonstra o grande medo do pequeno burguês de passar mais alguns anos sem mamar nas tetas do governo. Demonstra a própria concepção que a mídia e seu patrocinadores tem em relação ao papel social da mulher como promíscua e perigosa, a que precisa ser "domada" e "domesticada"
A Dilma na charge não representa as mulheres, a política ou o governo, representa o populacho, o povão que deve ser controlado de modo policialesco. Remete a velha tática política de que os problemas sociais são um caso de polícia.
O povo merece o mesmo tratamento da "puta", mas os nobres e respeitados senhores que de dia recriminam a meretriz, a noite a procuram e precisam dos seus carinhos. É o retrato fiel de como os setores dominantes vêem o Estado e a política de uma forma geral.
É a infeliz tentativa de ridicularizar os representantes das camadas menos favorecidas que veêm no governo Lula avanços que jamais tivemos em tempos de democracia.
Posso evidentemente estar equivocado em meus julgamentos e o infeliz cartunista ser apenas um machista que pensa a política e as mulheres como espaços públicos e promíscuos. Espero que o cidadão viva para ver a vitória de Dilma em outubro. E que antes disso se desculpe com as mulheres.
Como homem e mesmo não sendo autor do desenho hoje peço desculpa as companheiras mulheres. Minhas queridas tentem fazer como Jesus disse: "Pai perdoai, pois eles não sabem o que fazem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário