sábado, 11 de junho de 2011

Blogs Mídia alternativa e política

Não sou especialista em mídia, muito menos jornalista ou coisa do gênero. Entretanto o reconhecimento dos meios de comunicação como mecanismo facilitador das lutas entre os trabalhadores é histórico. Diversos "blogueiros" atuam como arautos contra o que Altamiro Borges (Miro como é mais conhecido) classifica em seu livro como "ditadura da mídia."
Conheço dois casos estreitos em que a internet serve como veículo de comunicação que aproxima as classes trabalhadoras. O Blog do Miro (http://altamiroborges.blogspot.com/) em sua tentativa de construir um espaço alternativo de discussões de temas relevantes no contexto mais político e de esquerda.
Outro destaque, sob meu ponto de vista é o site do SINTEAM (http://www.sinteam.org.br/) onde o sindicato dos professores cansados do boicote frequente que os veículos de comunicação tradicionais operam contra os sindicatos e entidades classistas resolveu ampliar sua participação na internet e consequentemente diminuir as distâncias geográficas. Atitudes que considero acertadas e até louváveis.
A febre dos blogs de conteúdo político no Amazonas é crescente, se não me falhe a memória (que além de indisciplinada é fraquinha, me perdoe os esquecidos) temos exemplos clássicos: Blog do Holanda (http://www.portaldoholanda.com/);  blog da Floresta (http://www.blogdafloresta.com.br/) assim como tantos outros.
Não nos esqueçamos dos políticos que investem consideravelmente nas chamadas mídias alternativas. O que procuram? reveste-se a internet e consequentemente as redes sociais em um novo formato de mídia? O que diremos dos conteúdos eletrônicos dos portais, jornais e outros sites de notícias?
Para os movimentos sociais e principalmente para a esquerda buscar mecanismos que ampliem os contatos e as discussões das agendas particulares destes é fundamental. Aliás o Manifesto do Partido Comunista já assinala tal perspectiva em 1848! Se não vejamos:
"Os operários triunfam às vezes; mas é um triunfo efêmero. O verdadeiro resultado de suas lutas não é o êxito imediato, mas a união cada vez mais ampla dos trabalhadores. Esta união é facilitada pelo crescimento dos meios de comunicação criados pela grande indústria e que permitem o contato entre operários de localidades, diferentes, Ora, basta esse contato para concentrar as numerosas lutas locais, que têm o mesmo caráter em toda parte, em uma luta nacional, em uma luta de classes. Mas toda luta de classes é uma luta política. E a união que os burgueses da Idade Média levavam séculos a realizar, com seus caminhos vicinais, os proletários modernos realizam em alguns anos por meio das vias férreas." (p. 9)
Este texto surgiu a partir da reflexão sobre o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (mais detalhes: http://www.baraodeitarare.org.br/noticias/2%C2%BA-encontro-nacional-de-blogueiros-progressistas) que contará com a participação ativa dos companheiros do Amazonas, em destaque Anderson  Bahia, que estará em um das mesas redondas e também pela passagem do I Encontro Estadual de Ativistas Digitais do Amazonas, que teve por objetivo discutir o papel dos blogs e redes sociais como meios de ampliação das fontes e informação na sociedade.
Então parafraseando o próprio Manifesto: Blogueiros do Mundo, uni-vos.

Um comentário:

  1. Querido Tenner Abreu!! (Se ele naum pagar nem eu!! hahahahah)
    O confronto de idéias é indispensável nessa luta desleal contra o todo poderoso capital. Fico feliz de vc ter tomado esta iniciativa!!! Sua forma de escrever sempre nos agradou (a mim e ao Lucian), desde os primeiros comentários para o portal vermelho. Seu humor as vezes "negro" e sempre com alvo certo, ao mesmo tempo q nos fazia rir levava tb a reflexão!!! Estarei sempre por aqui e aproveitando o poder dessa "coisinha" chamada internet vou recomendar a todos os amigos q venham desfrutar e debater aqui no seu blog!!!! Abraços fraternos e sorte!!!!
    Suely Xavier

    ResponderExcluir