quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Política e eleições.


Recentemente tenho observado pelas chamadas "mídias sociais" uma série de críticas ao início do chamado processo eleitoral.
A maioria acha realmente cansativo ter que assistir a Propaganda eleitoral Gratuita e principalmente vê com descrédito as eleições e a classe política.
Lembremos entretanto que nós enquanto país republicano e democrático temos a responsabilidade de escolher o melhor tanto para nós quanto para os outros. E mais conquistamos tal direito a duras penas após amplo processo de lutas contra os períodos de regime fechado em nosso país (ditadura Vargas e Militar principalmente).
A política tem origem enquanto termo e significado como uma corruptela da palavra PÓLIS. A política surge na Grécia antiga para que os CIDADÃOS resolvessem as querelas da cidade (Pólis em grego).
Naquele momento a democracia era de participação direta (mesmo que a maioria não tivesse direitos, já que mulheres, estrangeiros e escravos não tinham direito a voz e voto).
O espaço para as discussões em Atenas era a Ágora, a praça pública, símbolo do local onde os cidadãos da pólis se encontravam para deliberar acerca dos destinos da Pólis.
Hoje nossa sociedade, apesar de muitos acharem o contrário respira política e tem sua participação no processo democrático colocada de maneira indireta.
É responsabilidade do Povo escolher seus representantes e seu destino (o que alguns socialistas denominam de Auto Determinação dos Povos).
Então meu amigo hoje a noite arrume um tempo entre o jogo da libertadores e o primeiro debate e veja as propostas dos canditatos.
E como diria Júlio César a Pompeu (Alea Jacta Esta) ou em português mais redondo: A sorte está lançada.